17/06/2015

ADOÇANTE ENGORDA MAIS QUE AÇÚCAR

Um estudo recente publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) comparou os efeitos do açúcar, do aspartame e da sacarina na dieta de animais.  

 

Os ratos pesquisados foram divididos em três grupos e cada grupo recebeu 30ml de iogurte adoçado com aspartame, sacarina ou açúcar, além de ração e água à vontade. Os grupos controle receberam somente 30 ml de iogurte + ração e água ou somente ração e água à vontade. 

 

Resultado ao final de 12 semanas: os grupos do aspartame e da sacarina tiveram maior ganho de peso que o grupo do açúcar, embora a ingestão calórica tenha sido semelhante para os três grupos. 

 

Vários fatores podem explicar esse resultado, inclusive o fato de os adoçantes serem ainda mais tóxicos que o açúcar. Toxinas produzem acidez e inflamação. Segundo Dr. Robert Young, autor do livro The pH Miracle (O Milagre do pH), o corpo produz gordura para se proteger das toxinas que estão armazenadas nos tecidos. Isso coincide com estudos que mostram uma correlação positiva entre níveis plasmáticos de agrotóxicos e tecido adiposo1. Coincide também com o relato que ouvi de uma agricultora que seus porcos engordavam - só de banha - quando eram alimentados com tomates convencionais. O tomate, como sabemos, é uma das hortaliças mais fumigadas no Brasil. 

 

Para aqueles interessados ​​em ler mais notícias ruins sobre os adoçantes artificiais, o Greemed.com publicou estudos ligando o aspartame a mais de 40 efeitos adversos à saúde, incluindo fibromialgia, câncer no cérebro, danos aos rins, câncer do trato urinário, leucemia e muitas outras doenças graves2. A sacarina também tem sido associada ao câncer do trato urinário, danos ao DNA, envelhecimento, aterosclerose e hiperinsulinismo3. 

 

Para os diabéticos, a melhor opção é consumir stévia pura, como a Stevita, que é um adoçante, mas não é artificial, é natural.

 

FONTES

Artigo publicado pela SBEM 

Young, Robert, The pH Miracle

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau, Buique - PE
Fone: 87 99904.8080 (Tim/Whatsapp)