17/06/2015

O tempero barato mais prescrito do momento

 

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma raiz de cor amarela, geralmente vendida em pó em lojas de especiarias. Esse tempero barato, quase sem sabor, é o que dá a cor amarela no curry.

 

Suas impressionantes propriedades medicinais, ainda pouco conhecidas no ocidente, despertaram o interesse de pesquisadores e médicos interessados em soluções não-tóxicas para seus pacientes. Hoje a cúrcuma aparece em todos os protocolos de tratamento natural de câncer, artrite, doenças hepáticas, diabetes e outras doenças degenerativas.

 

Abaixo traduzo artigo publicado no Greemed.com que resume os incríveis benefícios da curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma.

 

Uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Médica da Tailândia descobriu que a curcumina, o polifenol primário da cúrcuma, é capaz de reparar e até mesmo regenerar os tecidos do fígado de ratos diabéticos.

 

A pesquisa foi realizada na Universidade Srinakharinwirot em Bancoque, Tailândia. Em ratos diabéticos, cujos fígados mostraram a patologia característica de destruição dos tecidos e da microvasculatura, a administração de curcumina resultou em reversão significativa da condição.

 

Eles observaram:

É fascinante: a microvasculatura hepática no grupo tratado com curcumina regenerou-se, passando a exibir características saudáveis ​​e normais. Os resultados são animadores e demonstram o potencial da curcumina como um novo agente terapêutico na patologia do fígado de diabéticos.

 

A curcumina é realmente um dos compostos naturais mais amplamente estudado e bem caracterizado do mundo, com mais de 5100 referências em publicações científicas. Considerando a sua extensiva gama de benefícios terapêuticos, não é surpreendente que a curcumina já tenha demonstrado prevenir ou tratar doenças do fígado em pesquisas. Por exemplo, no banco de dados do Greenmed.com, você pode ler 36 estudos sobre as propriedades da curcumina contra câncer de fígado. Talvez ainda mais impressionante são outros 78 estudos sobre as propriedades benéficas da curcumina para o fígado e mais outros 30 estudos que indicam seu valor profundo na melhoria da fibrose hepática.

 

É importante compreender que a curcumina, em relação aos agentes farmacológicos convencionais, tem amplas aplicações e é extremamente eficaz terapeuticamente. Na verdade, no Greenmed.com indexamos mais de 160 ações farmacológicas benéficas distintas associadas  à curcumina sozinha. Além disso, a curcumina mostrou ser pelo menos tão eficaz quanto e, em alguns casos, superior aos tipos de droga a seguir:

 

AINEs (não-esteróide para inflamação)

Corticosteróides (uveíte)

Memantina e Diclofenaco (anti-inflamatórios)

Hidrocortisona (para inflamação)

Prednisona (para memória)

Atorvastain (para inflamação mediada por disfunção endotelial)

Dexametasona (transplante pulmonar ou lesão)

Fluoxetina [Prozac] e imipramina [Tofranil] (depressão)

Ácido acetilsalicílico (Trombose e artrite)

Quinidina (isquemia miocárdica)

Oxaliplatina (câncer colorretal)

Metformina (Gliconeogênese Açúcar/Sangue)

 

Finalmente, a superioridade curcumina sobre agentes farmacológicos convencionais no tratamento de câncer é bem caracterizada. Indexamos 36 estudos que mostram que a curcumina é capaz de inibir e/ou destruir cânceres resistentes a drogas. Ainda mais impressionante, são 27 estudos que mostram que a curcumina pode matar câncer de resistência a múltiplas drogas.

  

Uma possível explicação para tantos poderes é, segundo estudos epigenéticos, o fato de a cúrcuma ser capaz de modular a ação de genes que pararam de se expressar, ou que estão superativados. Uma vez modulados esses genes, o organismo recupera a capacidade de se defender e se regenerar.

 

É muita eloquência para um temperinho tão barato e ignorado, não é mesmo? Mas agora que você ficou sabendo desse segredinho que nenhuma indústria farmacêutica está interessada em contar, lembre-se de colocar cúrcuma em tudo, sem medo, pois quase não altera o sabor e, até o momento, não conseguiram descobrir uma quantidade que seja tóxica. Então, dá-lhe cúrcuma: amarelo é a cor da vez!

 

Fonte

Greenmed.com

 

 

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau, Buique - PE
Fone: 87 99904.8080 (Tim/Whatsapp)