17/06/2015

Toxina Bt dos transgênicos pode provocar leucemia

 

As toxinas Bt são proteínas oriundas de uma bactéria, Bacillus thuringiensis, que há tempo é empregada como bioinseticida na agricultura, sem aparentemente causar danos a mamíferos. 

Contudo, no caso dos transgênicos, o gen do Bacillus thuringiensis é forçado no DNA da planta, ou seja, a toxina Bt passa a fazer parte da planta e a estar presente em todas as células da planta, de forma que o inseto morre intoxicado assim que dá as primeiras mordidas na planta. É isso que acontece com o milho e a soja transgênicos. 

Em outras palavras, a toxina Bt nunca poderá ser lavada da planta transgênica e o desavisado que comer esse Franken-milho ou essa Franken-soja estará consumindo uma megadose de toxina Bt, com mais um agravante: como ela está embutida no DNA da planta, a biodisponibilidade é maior, ou seja: ela é mais facilmente assimilada pelo nosso aparelho digestivo. 

A fim de testar a biodisponibilidade e a toxicidade da proteína Bt, um time de pesquisadores da Universidade de Brasília realizou um estudo em ratos. A conclusão: na ingestão oral, “as toxinas não foram destruídas no estômago, possivelmente foram reativadas no intestino e persistiram no corpo dos animais.” Quanto aos efeitos tóxicos, provocaram leucocitose (aumento na quantidade de células brancas no sangue), indicativa de reação inflamatória e “redução significativa da proliferação de células da medula óssea”, indicativa de leucemia.

Outro alarmante estudo realizado por pesquisadores franceses demonstrou que os transgênicos provocam câncer. E as notícias ruins continuam amontoando a cada semana, com novos estudos sobre essa aberração biológica que são os transgênicos. 

Reduza drasticamente a carga tóxica para o seu organismo, reduza o seu risco de ter câncer, leucemia e outras doenças, e ajude a combater a corporação mais nociva do planeta – a Monsanto - com um simples ato: não consuma produtos transgênicos. Escolha sempre produtos orgânicos.

 

MAIS

Leia o estudo

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Transgênicos provocam tumores gigantes em ratos

Como identificar produtos transgênicos

 

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau, Buique - PE
Fone: 87 99904.8080 (Tim/Whatsapp)