17/06/2015

As maravilhas da semente de abóbora

AS MARAVILHAS DA SEMENTE DE ABÓBORA

 

A abóbora é uma hortaliça relativamente fácil de encontrar nas feiras orgânicas e, mesmo que não seja orgânica, ela não aparece nas listas dos alimentos com maior teor de agrotóxicos. É saborosa e nutritiva, mas é nas sementes da abóbora que encontramos a maior concentração de nutrientes: um superalimento, com tantos benefícios para a saúde, que mal posso listar. Veja alguns.

 

Elimina parasitas

A medicina chinesa já sabia e estudos com animais e in vitro confirmaram as propriedades anti-helmínticas da semente de abóbora. Ela já demonstrou eficácia contra lombriga, solitária e strongyloides.  Em um estudo comparativo realizado na Universidade Federal de Campina Grande, um grupo de avestruzes tratado com a semente de abóbora reduziu Ascaridia sp em 87,3%. Já o grupo tratado com albendazole, não teve nenhuma redução; ao contrário, apresentou aumento na contaminação. Considere os resultados desse estudo antes de engolir o próximo comprimido de algum desses não-sei-o-quê-dazol de matar vermes: são todos tóxicos para o fígado e, possivelmente, não mais eficazes que ervas e/ou sementes de abóbora contra o parasita que você está querendo eliminar.

 

Combate fungos, vírus e bactérias

Já foram identificadas proteínas com ação antifúngica e lignanas com ação antiviral e antibacteriana na semente da abóbora.

 

Alegra, relaxa e ajuda o sono

Minerais como zinco e magnésio, presentes na semente de abóbora, equilibram os níveis de cortisol – o hormônio do stress - e ajudam a relaxar. A semente de abóbora também concentra niacina (vitamina B3), que é antidepressiva e o aminoácido triptofano, que aumenta a produção de serotonina e melatonina, hormônios que equilibram o humor e melhoram o sono.

 

Ajuda a visão

Rica em antioxidantes como beta caroteno, zeaxantina e luteína, que ajudam a visão e previnem degeneração macular, a semente de abóbora também contém diversas formas de vitamina E como alfa, beta e gama tocoferóis e tocomonoenóis, importantes para a saúde dos olhos.

 

Protege o seu coração

Estudos com animais e humanos demonstraram que o consumo da semente e/ou o óleo da semente de abóbora aumenta o HDL - colesterol de proteção cardiovascular, reduz os inflamatórios triglicerídeos e também reduz pressão alta. Com alto teor de magnésio e antioxidantes dessa semente, era de se esperar.

 

Melhora sintomas de menopausa

A semente de abóbora contém fitoestrógenos, lignanas e outros componentes que reduzem fogachos, “bexiga, frouxa” e outros sintomas de menopausa.

 

Melhora disfunções urinárias

Em um estudo realizado com homens com a próstata aumentada (hiperplasia benigna), o extrato da semente de abóbora aumentou o fluxo de urina em 40% e reduziu a frequência urinária noturna em 30%.

 

Reduz inflamação, melhora artrite

O óleo da semente de abóbora reduz inflamação, mostrando-se eficaz para aliviar sintomas de artrite, sem causar efeitos colaterais.

 

Aprenda a fazer um delicioso leite de sementes de abóbora, perfeito para o bebê e para toda a família. Veja aqui a receita.

 

Veja também este artigo de Conceição Trucom sobre a semente de abóbora.

 

FONTES

Mercola.com

Best Food

Life Extension

 

 

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau, Buique - PE
Fone: 87 99904.8080 (Tim/Whatsapp)