04/07/2012

Noni é tóxico?


Recentemente noticiaram que a ANVISA retirou o suco de noni do mercado, devido a suspeita de ser hepatotóxico. 

Pesquisei sobre o noni em sites de publicações médicas como o pubmed.com, medline.com e outros. Não encontrei nenhum estudo científico que confirmasse a suspeita de que o noni é tóxico. Ao contrário, encontrei pelo menos três estudos, um com o suco do noni engarrafado e outros com polpa de noni, que não encontraram NENHUMA substância tóxica no noni. A quantidade de antraquinonas do noni é muito pequena e de um tipo que mesmo tomando muito suco, não intoxicaria.1 Em um dos estudos, as pessoas chegaram a beber 750 ml por dia de suco de noni engarrafado, por 28 dias, sem apresentar nenhum efeito tóxico!2

Estudos mostraram também que nem a folha, nem a semente do noni é tóxica.3,4

Encontrei uma enxurrada de estudos testando os efeitos do noni em diversas doenças, inclusive câncer, com resultados positivos. Tem inclusive estudos mostrando que o noni tem uma atuação desintoxicante no fígado.5,6 Aliás, em matéria de estudos científicos, o noni é só notícia boa!7, 8

O que encontrei de negativo foram registros clínicos – não estudos - de quatro casos isolados de pessoas que apresentaram sintomas de hepatite/intoxicação no fígado, que se atribuiu, sem provas definitivas, ao suco de noni que vinham tomando, embora a quantidade de suco fosse muito pequena (22 a 71 ml/dia).9, 10, 11

Uma dessas pessoas já havia tido hepatite no passado. As outras aparentemente não tinham história prévia de intoxicação no fígado. Digo aparentemente, porque um fígado sobrecarregado pode não ser reconhecido nem por exames sofisticados.

Minhas conclusões: 

Se de fato o suco foi responsável pela intoxicação, em todos os quatro casos o suco do noni era engarrafado, então não se sabe se o culpado foi o noni ou outra substância contida na mistura.

Uma vez que o noni tem um efeito desintoxicante para o fígado, é possível que os canais de limpeza do fígado dessas pessoas estivessem muito obstruídos e as toxinas ficaram presas, encharcando o fígado. Esse tipo de reação não é comum, mas pode, de fato, acontecer quando se faz desintoxicação sem desobstruir os canais de eliminação.

Sugiro que, na dúvida, cada um faça seu teste bio-energético antes de tomar noni, babosa ou qualquer outra planta com poder desintoxicante para ver se o organismo diz sim.

Continuo tomando suco de noni, sempre da fruta, nunca da garrafa, que é absurdamente caro e não sei o que tem dentro. Eu geralmente como uma ou duas frutas grandes por dia e continuarei nesse ritmo, pois acredito que esses casos isolados, onde o noni foi indiciado sem provas, não tem nenhum significado estatístico para justificar o pânico que foi gerado, principalmente se considerarmos os imensos benefícios dessa fruta.

Recentemente recebi um saco de noni de presente de amigos e já me deliciei (isso mesmo, eu a-do-ro) com as últimas unidades. Quem tiver noni se perdendo no quintal de casa, por favor, me avise que eu darei um jeito de ir buscar essa preciosidade que tanto alegra o meu creme de frutas. Pode guardar numa jarra fechada, que não estraga, mesmo fora da geladeira.

O sabor é estranho, eu reconheço, e muitos acham horrível, mas o noni me seduziu: aquele gostinho fermentado, que eu amo, dá um barato alegre, presente, consciente, ao contrário do barato do álcool, por exemplo. Por seu alto teor de xeronina, o noni é comprovadamente um elevador natural de astral. Me faz cantar: noni you, can make this world seem right...

 

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau | Buique | PE | Fone: 87 3816.3054