19/07/2012

RECEITA: SUCO DE BABOSA

Na entrecasca da babosa existe um líquido amarelo, um tipo de resina rica em antraquinonas como a aloína, que embora possua algumas propriedades medicinais e laxantes, é tóxica.1

 

Há controvérsias sobre a forma de preparar o suco de babosa. Alguns autores recomendam bater com a casca, possivelmente para aproveitar os usos terapêuticos da aloína. Outros autores recomendam cortar as laterais da casca e deixar escorrer a resina, que deverá ser enxaguada e eliminada.

 

Vou descrever a forma de preparar o suco que aprendi com David Wolfe, autor do livro Superalimentos e grande pesquisador da babosa. Preparando desta forma, você elimina a aloína e pode tomar o suco de uma folha toda por dia. Contudo, como a babosa tem uma ação desintoxicante, comece com ¼ de xícara, ou menos e vá aumentado um pouco a cada dois dias. Sugiro também que faça um teste bio-energético para ver se o seu organismo está podendo receber essa dose de luz líquida.

 

Enquanto não houver um estudo comparativo que me prove que o suco da garrafa é melhor que o suco da folha de babosa fresca, especialmente a colhida aqui no sítio, abençoada com a energia do Catimbau, ninguém me fará pagar por suco de babosa envasado, que, aliás, foi retirado do mercado brasileiro pela ANVISA. Esse eu só recomendaria para quem realmente não tem acesso ao suco fresco.

 

PREPARANDO O SUCO

- Colha uma folha grande de babosa de uma planta adulta, que já deu o primeiro pendão de flor. Escolha uma folha sem manchas brancas.

- Corte a folha bem na base e remova os espinhos com uma faca amolada. Cuidado para não se furar nos espinhos, nem manchar sua roupa com a resina amarela.

- Lave toda a folha com água e sabão e elimine a ponta, onde quase não há gel que possa ser aproveitado.

- Corte a folha de babosa longitudinalmente e transversalmente em várias partes, como na foto acima.

- Remova somente o filé, o gel, de cada pedaço com uma faca amolada, eliminando toda a casca e entrecasca. Coloque o gel no liquidificador e acrescente uma xícara de água e duas colheres de sopa de suco de limão.

- Bata em alta velocidade no liquidificador. Espere a espuma assentar e pronto! Isso deve resultar em aproximadamente 1 + ½ xícara de suco de babosa.

 

Se for utilizar o suco para o enema ou para fazer um implante, exclua o limão da receita e coe o suco numa peneira média.

 

O limão disfarça o sabor amargo e a vitamina C trabalha sinergisticamente com o enxofre. Funciona bem com suco de laranja também. Eu já experimentei misturar com mel, mas não ajuda muito. Acho melhor beber de vez e depois colocar uma colherinha de mel na boca, pra neutralizar o gosto amargo.

 

Coragem, irmão, vamos lá: gut, gut, gut...hummm.... gotoooso!

 

« Veja todas as notícias

Visita Virtual Fotos Testemunhos Perguntas Frequentes
Sítio Serra Verde, Catimbau | Buique | PE | Fone: 87 3816.3054