17/06/2015

COMO REDUZIR INFLAMAÇÃO

Se você leu o artigo O MITO DO COLESTEROL com atenção deve ter compreendido que o maior fator de risco para doenças cardiovasculares não é colesterol e sim inflamação. Aliás, quase todas as doenças degenerativas são inflamatórias ou possuem algum componente inflamatório. 

Então, como reduzir a inflamação? Aqui vão algumas sugestões, além das já conhecidas recomendações pró-coração de praticar atividade física e evitar cigarro e estresse. 

1.    Aterre-se! Recebemos elétrons livres que vem da terra quando nela pisamos sem sapatos. Esses elétrons são o melhor anti-inflamatório do planeta. O pesquisador norte-americano Clint Ober publicou vários estudos e fotos mostrando os incríveis efeitos anti-inflamatórios de ficar aterrado. Esse efeito pode ser observado por termografia com apenas 30 minutos de aterramento. Contudo, quanto mais tempo ficarmos aterrados, melhor. Caminhar descalço na areia molhada da praia é excelente. Além do benefício cardiovascular do exercício, a água e o sal aumentam a condutividade desses elétrons da terra, que rapidamente inundam os nossos tecidos. 

2.    Na sua dieta: 

Reduza o consumo de gorduras e proteínas fritas, assadas ou cozidas em alta temperatura, pois são em parte convertidas em gorduras trans e proteínas coaguladas, duas substâncias inflamatórias. 

Reduza o consumo excessivo de açúcar, frutose e grãos (trigo, milho, cevada, centeio e arroz), pois o metabolismo desses alimentos gera substâncias inflamatórias. 

Aumente o consumo de alimentos crus e ricos em minerais alcalinizantes e em antioxidantes, como folhas e frutas. 

Aumente o consumo de alimentos ricos em óleos de ômega 3, que são anti-inflamatórios, como linhaça, chia e algas e reduza o consumo de óleos ricos em ômega 6, como óleo de milho, soja, canola ou girassol. 

Elimine, se possível, margarina e gordura hidrogenada de sua dieta. Todas essas variações de plástico pastoso só vão piorar processos inflamatórios. 

Consuma coco ou óleo de coco cru. A gordura saturada do coco reduz inflamação. 

Falarei mais sobre ômega 3 e aterramento em futuros artigos.

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